segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Por um mundo melhor

Faz tempo que estou devendo um pronunciamento sobre como eu desejo que o mundo seja e o que pode ser feito para fazer um mundo melhor.

Eu recebi indicações da Val de Com toda a minha alma e da Labelle de Mulher de Trinta, o que me deixou muito lisonjeada. Por isso achei por bem postar uma resposta quando tivesse algo de conteúdo a declarar. Bom, pelo menos vou tentar responder adequadamente.


A regra diz que precisamos:

  • Exibir o selo no blog e apoiar,
  • Colocar o link do blog que nos deu o selo
  • Indicar quantos blogs quiser
  • Ah! E falar sobre o tema, é claro
Queria indicar a minha amiga Pat Ferret mas acho que ela anda dando um tempo na escrita. Bom, vou arriscar indicar as "arteiras", a Mara da Creative Scrap House e a Valéria da Artes em Madeira porque elas fazem um mundo melhor criando belas obras, colírios para nossos olhos. Indico também o André do Só falta respirar que também anda sumido.

Vou correr o risco aqui de ser chamada de saudosista. Mas o mundo que eu imagino é uma mistura das coisas boas que haviam na minha infância com aquilo de bom que o progresso nos trouxe. Queria um mundo em que as pessoas pudessem caminhar tranquilas na rua, onde vizinho conhecesse vizinho, onde as crianças pudessem jogar bola até o sol se por e andar sozinhas para o colégio. Queria bolo assado em casa, jantar e conversa em família, menos carro na rua e deslumbramento com as coisas simples. Queria que computador servisse para armazenar dados, evitando desmatamento, que aproximasse as pessoas de verdade, com trocas significativas.

O que eu faria para tornar o mundo melhor? Acredito que podemos tornar o mundo melhor promovendo mudanças em nós mesmos. Se cada um se empenhar de verdade, disseminando o amor pelo próximo, agindo certo porque é certo e não apenas pelas regras, se procurarmos sorrir mais, ser mais gentis, acredito que se conseguirmos promover essas mudanças, sendo menos materialistas, menos ambiciosos, ajudando, compartilhando, isso é que vai fazer o mundo melhor. Puxa, agora além de saudosista sou piegas...

No outro dia eu estava na fila do supermercado. O supermercado havia aberto apenas um caixa que era justamente o caixa preferencial. Formou-se uma fila enorme. Ao simples sinal de que mais um ia ser aberto, praticamente toda a fila se deslocou para o outro caixa. Eu estava já colocando minhas compras na esteira quando me dei conta de que eu havia "sobrado" no caixa preferencial e que atrás de mim tinha uma senhorinha com 2 potes de iogurte na mão. Olhei para ela e felizmente "caiu a ficha". Perguntei: "a senhora gostaria de passar as suas compras antes de mim?". O olhar dela se iluminou e ela, muito simpática, me respondeu que "sim, muito obrigada!". Ela estendeu seus potes de iogurte para a moça do caixa muito delicadamente e informou: "estou aceitando a gentileza de minha amiguinha aqui". Pagou e me agradeceu mais umas 2 ou 3 vezes. E eu saí com um belo sorriso do supermercado.

Fazer o bem faz bem. Believe me!

4 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Lilly, acredito que o mundo melhor virá como você mesmo frisou, a partir das nossas mudanças internas que vão fluir. Respeito pelo o outro faz uma diferença danada... lindo seu exemplo viu. bjs

Pat Ferret disse...

Ah, moça... Queria eu poder fazer deste um mundo melhor. Mas, no momento, ando tão enfurnada em fazer o MEU mundo melhor, que não me resta tempo pra pensar no mundão de fora. ;-)

Será que basta, por enquanto?

Lilly disse...

aahh!! Tá ótimo!! Afinal é a minha proposta, né? ;)

Beijos!

Lilly disse...

Márcia, tento colocar as minhas teorias em prática na medida do possível. Então de vez em quando me pego nessas situações que considero de certa forma poéticas. Que bom que você gostou; é sinal de que consegui transmitir meu sentimento.
Beijos!